Todos nós sabemos que com o surgimento da internet também surgiu a figura dos influencers. Os Influencers são pessoas que criam conteúdo na internet e que de alguma forma impactam a sua vida, seja no seu jeito de ser, no que você compra ou o que você faz. Como consequência, surgiram as parcerias entre criadores de conteúdo e marcas, fazendo-se necessário um contrato de influencer.
Por vários deles terem um publico fiel, as marcas começaram a atrelar seus nomes a essas pessoas, com o objetivo de marketing e aumento de vendas, e a lógica disso se da pela confiança que os seguidores de um influenciador tem nele. O público engajado torna-se um alvo para potenciais compradores dos produtos que o influencer divulga em suas redes sociais.
Não é novidade vermos famosos fazerem propagandas, nas rádios e televisões, e hoje em dia, grandes contratos publicitários são veiculados na internet e redes sociais, como o instagram. Pensando assim, não é uma forma de marketing 100% nova, mas apenas mudando os personagens e o local da publicidade.
Mas, então, qual a diferença?
A grande diferença é que quando um ator é contratado pra fazer propaganda de determinada empresa na TV, por exemplo, ele ali fala pela empresa, em nome da empresa, e não há dúvidas que é uma propaganda. Já no caso do influencer, a publicidade se confunde, isto pois ele fala no seu perfil pessoal das redes sociais e pode haver, portanto, uma confusão, de se aquilo é uma propaganda ou se a pessoa está fazendo uma indicação.
É importante destacar que atualmente, 2022, já possui um guia de orientação do CONAR sobre publicidade de influenciadores, e é obrigatória a sinalização de publicidade no post.
Dito isso tudo, há algumas cláusulas que não podem faltar nesse tipo de contrato.
Quais as cláusulas de um contrato de influencer?
A 1° cláusula é o objeto do Contrato. Em qualquer contrato é obrigatório estabelecer de forma clara o que foi acordado entre as partes. No caso do influencer em especifico é importante colocar: em qual perfil e rede social deve ser feita a publicidade, quantos posts devem ser feitos, qual a forma do post, se vai ser no feed, storys, reels ou qualquer outro, qual data, horário, se tiver local especifico também colocar.
A 2ª Clausula Geral é a Duração do contrato. Nessa cláusula é pactuado por quanto tempo a marca pode utilizar a imagem do infuencer, o nome ou ate a voz. Serve também pra definir ate quando o post que o influencer fez tem que ficar no perfil dele. Essa claúsula importante pois pode impactar parcerias com outras marcas futuramente.
Outra cláusula que não pode faltar é a de Obrigações e Custos, definindo as obrigações de ambas as partes. Além disso, é importante definir se a parte contratante irá fornecer algum material para o influencer, quem irá arcar com os custos de produção da publicidade, entre outras possibilidades. É necessário que seja tudo bem explicíto para a segurança tanto da contratante quanto da contratada.
A última clásula geral que não pode faltar é a de rescisão. O contrato deve definir as hipóteses de rescisão contratal e definir as multas por rescisão imotividade ou quebra de contrato. Ainda, definir se após a rescisão a propaganda pode ser excluída ou deve permanecer no perfil do influenciar ou da marca.
Cláusulas Específicas para contrato de Influencer
Ao pensar em contrato de influencer, há claúsulas que não podem faltar. A primeira delas é a claúsula de exclusividade, que estabelece se o influenciador pode ou não fazer publicidade de outras marcas. Todavia, é importante colocar a duração dessa exclusividade e abrangência dela. Por exemplo, a empresa que te contratou é uma empresa pequena local, é possível fazer uma publicidade de outra empresa pequena com abrangência local também de outra cidadde, mas no mesmo setor?
Outra cláusula especifica é a de Confidencialidade.
O influenciador pode ou não repassar as informações que forem dadas pra ele pra terceiros? Tem um período? Porque pode ser q a publicidade tenha sido feita bem antes do lançamento, então até la ele pode falar disso?
E por ultimo, a cláusula de moralidade. Essa cláusula serve devido a cultura do cancelamento existente na internet e também devido as convicções morais da empresa contratante. Essa cláusula pode definir que o influenciador não fale o seu posicionamento político, social ou até mesmo religioso a fim de evitar polêmicas. Um exemplo prático é a marca é vegana e contrata um influenciador que possuem práticas que condenam o consumo de carne, assim não seria bom para a marca que esse influenciador apareça consumindo carne em um churrasco. Dessa forma, o contrato não faz mais sentido considerando as intenções morais da marca e influenciador, gerando a rescisão contratual.